Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ensinar um cão que antes estava fora de casa a estar calmo dentro de casa


ORIGINAL AQUI
Escrito por Emily Larlham
Tradução por Filipa Cachapa


Talvez tenha adoptado um cachorro de outra casa onde ele era mantido apenas no exterior, ou talvez você decidido manter o seu cão dentro de casa a partir de agora. Uma reacção muito normal de um cachorro ou mesmo de um cão adulto que nunca ou raramente esteve numa casa é ficar super excitado e a querer interagir com tudo e saltar em tudo. O simples acto de entrar em casa pode fazer com que o seu cão queira correr de forma doida e roer tudo o que encontre.

Há vários benefícios para que o seu cão viva consigo dentro de casa. Antes de mais, isso mantém o seu cão seguro de ser prejudicado pelo ambiente externo e de ser assustado por coisas e sons estranhos.
Além disso, os cães que são mantidos no interior são mais susceptíveis de afastar os ladrões e criminosos. Pense nisso: se o cão estiver no exterior, um criminoso pode facilmente envenena-lo ou fazer-lhe mal através das grades e então invadir a sua casa visto que ele está fora do cenário. Infelizmente, isto aconteceu mesmo com um dos cães do meu melhor amigo, e a ajuda chegou tarde de mais para salvar a vida do cão. Os cães podem também ser roubados do seu quintal. Se você não deixaria o seu computador caro no quintal quando se vai embora, então provavelmente não deveria deixar o seu cão no quintal no mesmo bairro.

Para treinar um cão que nunca esteve numa casa a ficar calmo, primeiro deve passeá-lo na sala de estar em áreas onde queira que ele esteja solto no futuro. Utilize uma trela e um peitoral, alimentando-o por simplesmente caminhar calmamente consigo. Enquanto que o seu cachorro está a olhar para o seu novo mundo, recompense-o por estar a “fazer nada”. Você não vai quer clicar porque isto pode excitar o seu cão e faz com que ele pense que está numa sessão de treino e que você quer que ele ofereça comportamentos. O que você quer fazer é dar uma recompensa na boca do seu cão ou deixar a recompensa cair entre as patas do seu cão por ele estar calmamente a olhar em redor e por fazer absolutamente nada. Se ele se atirar a qualquer coisa, impeça-o não lhe dando trela suficiente para alcançar aquilo em que ele estava interessado.

Uma vez que o seu cão esteja familiarizado com o facto de estar dentro de casa, você pode começar a ensinar-lhe a estar sossegado à trela. Você precisa de ensinar este comportamento porque apenas esperando o melhor e deixando o seu cão em trela pode causar sofrimento a ambos. Os cãoes só podem oferecer comportamentos de cão, e a maioria dos cães que nunca esteve dentro de casa provavelmente irá oferecer comportamentos que a maioria das pessoas não gosta. Ao ensinar o cão a estar sossegado e calmo dentro de casa é a melhor opção, você estará a preparar o seu cão para um futuro de sucesso para estar consigo dentro de casa.

Este vídeo aborda os passos para capturar calma e como ensinar a estar sossegado:
http://www.youtube.com/watch?v=wesm2OpE_2c

Primeiro, se o seu cão é calmo no exterior, pratique o “estar sossegado” nesse ambiente familiar onde o seu cão pode ter sucesso mais rapidamente. Depois pratique dentro de casa. Finalmente, pratique ter o seu cão sossegado em diferentes partes da casa. Pode escolher tê-lo calmo em diferentes camas de cão convenientemente colocadas ao longo da casa, para que ao ver as camas no futuro seduza o cão a querer deitar-se nelas. Também o pode prender (a algo seguro) com uma trela e peitoral e praticar ter o seu cão sossegado enquanto você se afasta, mas ainda dentro de casa. Supervisione sempre o seu quando quando o prender para evitar acidentes. Por exemplo, o seu cão ficar emaranhado ou mordiscar a trela e peitoral.

Em conjunto com este treino, você pode ensinar um “interruptor positivo”: um som de chamada de atenção que significa “pára de fazer o que estás a fazer e olha para mim” (veja o vídeo em baixo sobre como treinar isto). Também pode ensinar ao seu cão o comando “deixa” (veja o vídeo em baixo sobre como treinar este comportamento). O último passo é deixar o seu cão sem trela dentro de casa com a sua supervisão. Reforce comportamentos calmos e descontraídos e interrompa comportamentos superexcitados ou outros indesejáveis com o som de chamada de atenção já treinado ou com o comando “deixa”. Se você está mesmo preocupado com o seu cão não o ouvir sem trela dentro de casa, você pode colocar uma trela comprida presa ao peitoral do seu cão, quando lhe for dada liberdade dentro de casa pela primeira vez. Assim, se o seu cão não o ouvir, pode pegar o outro lado da trela. Isto vai evitar que o seu cão aprenda que é divertido fugir de si dentro da casa com as coisas que você não quer que ele tenha.

Como ensinar o som de “interruptor positivo” para interromper um comportamento indesejado:
http://www.youtube.com/watch?v=TBvPaqMZyo8


Como ensinar o comando “deixa”:
http://www.youtube.com/watch?v=pEeS2dPpPtA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!