Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Os cães podem ver cores? E como é que sabemos?


Escrito por Dra. Sophia Yin

Tradução por Filipa Cachapa


As quintas-feiras são sempre os piores dias para os cães pequenos brincarem ao busca no meu parque local. Isto porque amanhã é sexta-feira e nas quintas-feiras a relva é muitas vezes mais alta do que uma bola de ténis. Foi numa quinta-feira depois de ter de procurer a bola para o meu cão pela terceira vez que eu exclamei: “De certeza que seria mais fácil se, em vez de ser verde, esta bola de ténis fosse azul e amarela. Assim, o Jonesy poderia encontrá-la mais facilmente por si só”. Bem, o dono de uma loja de animais rapidamente me corrigiu. “Isso não ajudaria. Os cães não veem cores”.

Por um segundo pensei, dah, claro. Os cães não veem a cores da mesma forma que nós. Mas depois lembrei-me que eles podem distinguir azul de amarelo. Isto porque apesar dos cães não conseguirem ver todas as cores que nós conseguimos, eles conseguem distinguir algumas diferenças.

Enquanto os humanos têm três tipos de foto receptores nos seus olhos que transmitem sinais sobre a cor para o cérebro, os cães têm dois tipos de foto receptores. Sabemos que estes tofo receptores trabalham para transmitir informações que permitam que os cães percebam as diferenças de cor porque os cães nos disseram isso. Bem, mais ou menos.


Como é que os cães nos disseram que distinguem cor?

Para determinar se os cães vêm cores, os investigadores ensinaram os cães a escolher o círculo com a cor diferente de entre uma escolha de três círculos. Então, se eles mostrarem as três cores que os cães não conseguiriam distinguir, eles iriam falhar a tarefa, mas se eles escolherem as cores que os cães conseguem distinguir, os cães teriam um desempenho consistentemente bom. Claro. Os investigadores também consideraram que a matiz ou o brilho poderiam ser uma pista de distinção, pelo que eles sistematicamente tentaram manchas de diferente brilho também.
O Dr. Gerold Jacobs, Professor de Psicologia na Universidade de Santa Bárbara, que levou a cabo muitas investigações sobre a visão da cor nos cães, tem o cuidado de salientar que embora não podemos determinar exactamente o que o cão entende da cor, pensamos que o que vimos como vermelho, cor-de-laranja, amarelo ou verde surge como diferentes saturações de amarelo para um cão, enquanto que o azul esverdeado, azul e violeta aparece como diferentes saturações de cinza azulado.




Quais são as cores que os cães melhor distinguem?

De volta ao dilema da bola de ténis na relva alta. Sim, se as bolas de ténis forem de dois tons em azul e amarelo, o Jonesy pode ser capaz de encontrá-la um pouco melhor. Em geral, se queremos que os cães distingam cores, as melhores cores para usar são o azul e o amarelo. Por outro lado, talvez se a bola fosse apenas azul ou violeta ou maior, isso seria suficiente. Eu sou demasiado preguiçosa para de facto testar isso. Eu vou apenas levar bolas de ténis extra.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!